Torcida

O Cruzeiro tem hoje a maior torcida em todo o estado de Minas Gerais.

Este fato foi mais do que comprovado pela quebra do record de público do Mineirão. Onde no jogo Cruzeiro x Vila Nova (pela decisão do campeonato mineiro de 1997) onde 98% eram cruzeirenses, a torcida lotou as dependencias do estádio com o espantoso número de mais de 132 mil pessoas.

Máfia Azul Cru-Fiel Floresta

A Máfia Azul foi fundada em 05/06/77 por moradores da Floresta, um dos bairros mais tradicionais de nossa Belo Horizonte. Sempre marcou presença nas arquibancadas onde quer que o Cruzeiro jogasse. Exibia com orgulho uma das maiores faixas no Mineirão (Organização Máfia Azul da Floresta), além de várias bandeiras. Já no início da década de 80, uma nova geração de cruzeirenses da Floresta fundou a Cru-Fiel Floresta, torcida que também deixou sua marca no Mineirão. Em 1987, as duas torcidas se uniram e formaram o Grêmio Recreativo Esportivo e Cultural Torcida Organizada Máfia Azul Cru-Fiel Floresta,a maior torcida organizada de Minas Gerais e uma das maiores do Brasil.

A Máfia Azul foi a primeira torcida a ser considerada de utilidade pública. A Máfia Azul hoje conta com mais de 65.000 integrantes, no seu quadro de sócios. A maior torcida do Cruzeiro e de Minas possui uma sede (Matriz) no Barro Preto, onde se concentra a sua administração, departamento de relações públicas e de marketing. A sede é totalmente informatizada e conta com uma boutique onde é vendido todo o seu material. Já no Mineirão, a torcida conta com duas salas.

FAC - Força Atuante Celeste

Fundada em março de 1980, é a segunda maior torcida organizada do Cruzeiro, apesar do número de inscritos ser razoavelmente pequeno, cerca de 2000 pessoas, a FAC é quem se resposabiliza pelos "Mascotes" do Cruzeiro (crianças que entram em campo com a equipe). São mais de 900 crianças inscritas. É considerada a segunda maior torcida por sua estrutura, organização e tradição.Seu atual presidente é Abdala Dahas e sua sede fica na Rua Itaí, 653 - Bairro de Santa Efigênia.

Torcida Jovem do Cruzeiro

Fundada em 07/09/1970 é a mais antiga torcida de Minas Gerais em atividade. Teve como primeiro presidente Catarina Buchardet e como vice José Vítor Pereira. Já foram presidentes da Torcida Jovem: Dirceu Alves Lopes; Geraldo Wagner de Assis Pereira; Carlos Coimbra e exerce atualmente a presidência, Geraldo Henrique Gonçalves. Conta atualmente com 1000 componentes e sua sede se localiza na Rua Curitiba 1022/210. Possui uma sala no Mineirão cujo nome é uma homenagem ao grande ídolo da equipe WILSON PIAZZA. A entrada é pelo portão número 6 do estádio. Participou acompanhando o clube em caravanas por todo Brasil e América do Sul, se fazendo representar em todas as grandes conquistas da equipe.

Mancha Azul

Fundada em 20 de dezembro de 1990. É uma das mais novas torcidas organizadas do Cruzeiro. É uma torcida sempre presente em todos os jogos do Cruzeiro, seja em Belo Horizonte ou interior. Possui cerca de 7000 componentes. Seu atual presidente é Roberto Márcio Bruguinara e sua sede fica na Rua Rio Grande do Sul, 843 aptº 03 - Bairro Barro Preto.