Vitória Futebol Clube Cidade de Setúbal
Historial OFICIAL do Vitória Futebol Clube

No Verão do ano de 1910, já dentro da época balnear, isto é, em Agosto e Setembro, D.Bernardo Mesquitela, o Comandante da canhoeira « Zaire », então ancorada no Porto de Setúbal, habitava com a sua familia no Palacete da Quinta da Saboaria, e que era propriedade da casa O´Neill.
De estirpe fidalga e de tradição elegante da corte, o ilustre Comandante da « Zaire » tinha o gosto das festas elegantes e desportivas, que muitos dias animava o Parque da Saboaria e as salas do Palacete.

Entre os convidados mais assíduos a estas festas e que demais categoria social existia em Setúbal, contava-se, além de muitas senhoras da nossa primeira sociedade, o Capitão do Porto de Setúbal, José Maria Martins Pereira, O Director da Alfandega, Narciso David, o Oficial reformado da Marinha de Guerra, Eduardo Sampaio e o Primeiro Tenente da « Zaire », António Henriques, que com o seu dinamismo e o entusiasmo, foi a alma organizadora das que se podem considerar as primeiras festas da cidade - Festival do Mar e Terra, com vista a atrair e distrair a colonia balnear, então bastante numerosa e animada.

Foi para o efeito organizado o « Setubalense Sporting Clube », constituido pelas comissões de honra e executiva, fazendo parte da primeira, os Srs. Dr.António Carlos Botelho Moniz, José Pombo Ahrens, Joaquim da Costa Novais, Dr.Silveira, Oficial Médico da Marinha, entre outros ...
Os festejos tiveram larga repercussão nos jornais da capital e que despertaram muito entusiasmo em Setúbal que nos festivais nauticos barcos que haviam sido construidos nos estaleiros navais da Manuel Taborda e João Bicha.
Nos Festivais terrestres fizeram-se corridas de Atletismo, Estafetas, Ciclismo, Ginastica Aplicada, e ainda um desafio de futebol, o primeiro realizado em Setúbal, onde uma das equipas envergava camisolas listadas de « verde-branco » . Entre os componentes das equipas estavam, os nomes de Mário Ledo, João de Matos Diniz, Afonso O´Niell, Juvêncio Cunha, José Ferreira, Armando da Silva, Francisco Mendes, Adriano Gallé, David Almeida, Vasco Panha, Joaquim Pedrosa, entre outros nomes da época.

Vejamos como surgiu de facto o Vitória

« Decorria o dia 20 de Novembro de 1910, existiam em Setúbal, os Clubes :
"Bonfim Futebol Clube", "Sporting Club Setubalense" e o "Sport Clube Académico"
Joaquim Venâncio e Henrique Santos, deixaram o Bonfim e pensaram formar o "Sport Vitória", para onde vieram desde logo outros jogadores.
E em 5 de Maio de 1911, teria lugar a primeira Assembleia, onde o jornalista Joaquim Correia, teria proposto que o Clube se passasse a chamar :

Vitória Futebol Clube


Seria pouco depois nomeada a primeira Direcção, com os seguintes nomes :
Manuel dos Santos Barreira, Mário Ascenção Ledo, Joaquim Venâncio e João Diniz.

O Vitória realizaria o seu primeiro encontro em 15 de Maio de 1911 e não foi feliz, pois perdeu por sete bolas sem resposta.
O seu adversário foi o "Futebol Grupo Nacional".


Em 21 de Junho de 1912, o Vitória estrearia as suas camisolas verde-brancas, tendo jogado com o "Lisboa Futebol Clube" a quem venceu por um a zero.

No ano de 1913 seria inaugurado o Campo dos Arcos, jogando-se com o "Sport Lisboa e Benfica".

O Vitória de Setúbal não foi só futebol, teve na altura uma boa equipa de Tiro, da qual cito : Silvino Eusébio, Virgilio Santana e Luciano Rouillé.
No ciclismo, além do Albuquerque e do Vasco, saliento a grande ciclista, ou seja D.Oceana Zarco, uma das melhores de Portugal, pois até ali tal desporto era só para Homens, e ela apareceu para marcar a sua posição como Mulher ao serviço do Ciclismo. »

Actividades e Objectivos

O Vitória de Setúbal é uma instituição de Utilidade Pública, é Oficial da Ordem de Benemerência, tem a Medalha de Bons Serviços Desportivos, Medalha de Honra da Cidade de Setúbal, é membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique e sócio Honorário da Associação de Futebol de Setúbal.

O Vitória de Setúbal neste momento tem vários tipos de actividades :

Aikido, Andebol, Atletismo, Andebol de Formação, Futebol Profissional, Futebol Juvenil, Futebol de Formação, Futebol de 5, Judo, Ginástica ( Educativa, Competição, Correcção, Manutenção, Dança Jazz ) , Motorismo, Xadrêz, Ténis de Mesa.

« A carreira gloriosa do Vitória de Setúbal jámais parou, de então para cá ela tem sido de uma magnificência inesquecivel.
Os homens de hoje, com as brilhantes vitórias alcançadas ao longo dos anos, são bem os dignos continuadores daqueles que, através dos anos, tudo têm feito pela continuidade de um VITÓRIA melhor e maior. »


Hosted by ISFA

   © Nuno Ramos.